workshoprpepi2021

“Continentalismo, Regionalismo, Mega-Estados e Grande Espaço”
Workshop “Continentalism, Regionalism, Mega States and Big Space”
Pós-Graduação em Economia Política Internacional – PEPI
Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O SEMINÁRIO SERÁ EM INGLÊS SEM TRADUÇÃO

COORDENAÇÃO:
Raphael Padula (PEPI-UFRJ) e Andrés Rivarola Puntigliano (Stockholm University / NILAS)
INFORMAÇÕES GERAIS:
Data: 18 de fevereiro de 2021, às 10:30 horas.

PROGRAMAÇÃO
- Andrés Rivarola Puntigliano (Stockholm University) - “Geopolitics and Regional Integration”
- Raphael Padula (PEPI-UFRJ) – “Brazilian continentalism challenges.”
- Milton Reyes (IAEN – Equador) – “Chinese continentalism”
(PERGUNTAS E DEBATES)
- Mark Bassin (Södertörn University) – ”Neo-Fascist Continentalism: The European Far Right's Vision of Imperium Europa since 1945”
- Mikhail Suslov (Copenhagen University) - “Geopolitical loneliness and big-space thinking in Putin’s Russia”
- Cristina S. Pecequilo (PEPI-UFRJ, UNIFESP) – “The US and the Logic of Big Space: The Regional and Global Dynamics"
(Perguntas e Debates)

APRESENTAÇÃO:
O PEPI-UFRJ realiza o Workshop “Big Space, Mega States and Geopolitics”. O formato será de uma reunião com apresentações de pesquisas e trabalhos de professores do PEPI, do grupo de pesquisa sueco “Big Spaces, Continental States and Regionalism”, coordenado pelo Prof. Andrés Rivarola Puntigliano (Diretor do Instituto Nórdico de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Estocolmo) e convidados. As apresentações com duração de 20 minutos, serão seguidas de debates de 10 minutos, tendo como tema central as projeções de poder de Grandes Estados para Grandes Espaços e suas implicações geopolíticas.

O workshop tem como objetivo examinar a história e a relevância atual de idéias relacionadas ao "Grande Espaço" (Big Space). Durante séculos, a forma política “padrão” do Estado-nação foi desafiada pela idéia de uma entidade política supranacional em larga escala. Um exemplo é a ideia do continentalismo, que é uma categoria de pensamento do grande espaço, baseada em perspectivas geopolíticas de unificação política dentro das fronteiras de um “continente”. Em alguns casos, essa projeção e busca pelo domínio ou unificação de regiões está apoiada em uma ideologia geopolítica abrangente do continentalismo, que historicamente se baseia nas teorias do "grande espaço". O continentalismo é usado pelas elites políticas para consolidar uma identidade geopolítica e políticas mais amplas que a nacional, para influenciar processos de formação do Estado e integração internacional. Os temas do workshop também envolvem outras dimensões do pensamento de 'grande espaço', como 'civilização', 'mega-regiões' ou 'mega-estados'. Também lida com a análise de diferentes estudos de caso, que comparam interações ideológicas do 'Big space' na Europa, África, Rússia-Eurásia, América Latina e Ásia. Essa abordagem nos ajuda a analisar projeções geopolíticas, bem como a fluidez discursiva e a diversidade de expressões que podem ser encontradas em diferentes formas de construção das visões de 'Grande Espaço'.

Particularmente, a proposta inicial da reunião veio do grupo de pesquisa “Big Spaces, Continental States and Regionalism”, que estará presente com quatro professores apresentando trabalhos.