A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do IE/UFRJ convida para nossos seminários quinzenas no ciclo de 2022:
Título da palestra: DESMONTE DE POLÍTICAS PUBLICAS E CRISE - AGRICULTURA, FLORESTA AMAZÔNICA E ÁGUA
PALESTRANTES: Eduardo Assad (Embrapa Campinas), Igor Ferraz Fonseca (IPEA Brasília) e Estela Neves (PPED)
COORDENAÇÃO DA MESA: Maria Antonieta Leopoldi (PPED/UFF)
LOCAL: Instituto de Economia (palácio), SALA 203
DATA: 07 de julho de 2022 - HORA: 16:30
INFORMAÇÕES GERAIS.
Os seminários ocorrerão às segundas-feiras de 16:30-18h na sala 203. A sala tem que ser liberada até 18:15, pois à noite ela é utilizada pelo curso noturno. Neste caso tentaremos prologar um pouco mais , até 18:30, se possível.
Os alunos de mestrado e doutorado em tempo integral têm que obter uma frequência mínima de 75% nos seminários e os demais uma frequência mínima de 50%.
Haverá lista de assinatura recolhida no evento presencial.
SOBRE OS PALESTRANTES:
Eduardo Assad – cientista, pesquisador, consultor de vários ministérios. Formado em Engenharia Agrícola, com Mestrado e Doutorado na França em Hidrologia e Matemática. Pós-doutorado em Agroclimatologia e Sensoriamento Remoto (Unicamp e Toulouse França). Pesquisador da Embrapa onde tem ocupado cargos relevantes nas áreas de Recursos Naturais e Cerrado. Foi consultor do Ministério do Meio Ambiente onde criou a Rede Nacional de Agrometeorologia. Foi Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA. No Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação criou e coordenou a subrede Clima e Agricultura. Leciona no Mestrado em Economia GV Agronegócio (SP).
Igor Ferraz da Fonseca – é pesquisador titular do IPEA. Doutor em Democracia pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UnB. Desenvolve trabalhos nas áreas de administração pública, políticas públicas, políticas ambientais, gestão de recursos de propriedade comum, governança, participação social. Integra o grupo de pesquisadores do INCT-PPED que junto com o IPEA estão concluindo três volumes com trabalhos do projeto Desmonte de Políticas e Construção de Capacidades Estatais para o Mundo Pós Pandemia
Estela M. Souza Costa Neves – professora do quadro permanente do PPED desde sua formação em 2008, é pesquisadora do INCT-PPED onde coordena a Linha de Pesquisa Governança dos bens comuns e serviços ecossistêmicos na economia sustentável. Participa do projeto do INCT-PPED em parceria com o IPEA sobre o tópico Desmonte de Politicas e Resistência Burocrática. Tem formação interdisciplinar em Arquitetura e Urbanismo e Doutorado em Ciências Sociais (UFRRJ). Atua nos temas: política e governança ambiental, capacidade institucional para governança ambiental. Sua pesquisa de pós-doutorado atual trata da governança da água e governos subnacionais no período pós-covid. É consultora de agências internacionais de desenvolvimento, de ongs, e colabora para projetos e avaliação de políticas ambientais de municípios. Participa do Conselho Consultivo da ong de defesa ambiental Defensores da Terra.