THE ECONOMICS PROGRAM PPGE IE-UFRJ

Mestrado (2o ano) e Doutorado 2011-1
Mestrado (1o ano) 2011-1

LINHAS DE PESQUISA PPGE IE-UFRJ

O Programa de Pós-Graduação em Economia do IE/UFRJ está organizado em áreas de concentração de ensino que visam reunir as disciplinas oferecidas pelo programa em conjuntos articulados para melhor direcionar a formação e o trabalho de pesquisa dos alunos. A organização do ensino de pós-graduação em áreas de concentração visa também assegurar a oferta de disciplinas obrigatórias, eletivas de área (disciplinas eletivas com programas definidos pela área e oferecidas com periodicidade regular) e eletivas livres (disciplinas eletivas oferecidas esporadicamente com programas sugeridos pelos professores interessados).

APRESENTAÇÃO PPGE IE-UFRJ

O PPGE conta com mais de 30 anos de tradição no ensino de economia em nível de pós-graduação, tendo o curso de mestrado iniciado suas atividades em 1979, enquanto que o curso de doutorado foi criado em 1987. Já foram defendidas 393 dissertações de mestrado e 197 teses de doutorado, várias delas premiadas nos principais concursos existentes na área de economia. O PPGE é um programa de pós-graduação consolidado, considerado um dos melhores na área de economia do Brasil.

Desde a sua fundação o PPGE tem na análise do processo de desenvolvimento socioeconômico o tema subjacente às suas linhas de pesquisa. Inicialmente o foco do programa estava voltado para a área de concentração de economia da indústria e da tecnologia. Com o tempo o programa evoluiu para sua estrutura atual com três áreas de concentração: Indústria e Inovação; Macroeconomia e Economia Monetária; e Desenvolvimento Econômico e Social.

O programa é caracterizado por defender uma visão pluralista das questões econômicas. Nele, convivem pesquisadores com diferentes orientações teóricas, abrangendo desde uma visão mainstream da ciência econômica até uma variada gama de visões alternativas. Esse pluralismo é conjugado com um viés heterodoxo na análise dos problemas econômicos. De fato, o PPGE é considerado um centro de referência no ensino e na pesquisa baseados no pensamento heterodoxo em economia.

Em consonância com tais características, o PPGE tem por objetivo formar economistas com espírito crítico, capazes de se posicionar de maneira independente frente às questões econômicas relevantes nos âmbitos acadêmico e profissional. Para tanto, o programa procura dotar seus alunos de uma sólida formação teórica, preocupada em apresentar as diferentes abordagens teóricas no campo da economia. Busca dotá-los também de capacitação tanto em análises histórico-comparativas, como no uso dos modernos métodos quantitativos em economia.

Para conduzir suas atividades de ensino e pesquisa o PPGE conta com um corpo docente altamente qualificado, com uma formação variada em termos de orientação teórica e de área de conhecimento. Os professores são egressos de reconhecidas universidades brasileiras e estrangeiras. Essas características do corpo docente contribuem para que as atividades de ensino e pesquisa do PPGE apresentem grande diversidade e densidade nas suas três áreas de concentração, o que facilita a construção dos planos de trabalho dos alunos, bem como a definição de seus de projetos de dissertação e de tese. Contribuem também para a constituição de um ambiente de trabalho aberto, enriquecido pela diversidade de experiências dos membros do seu corpo docente.