Para os estudantes com dificuldades de se manter na universidade, a UFRJ possui vários programas assistenciais. Há a bolsa permanência, destinada a estudantes cotistas e eventualmente estendida a outros estudantes de baixa renda. Essa bolsa não depende do aluno solicitá-la.

Além disso, há a possibilidade de se conseguir uma vaga na Residência Estudantil, acompanhada pelo benefício moradia, para alunos que morem longe, e existe ainda a bolsa auxílio, que deve ser solicitada pelo aluno interessado.

Tanto o benefício moradia quanto a bolsa auxílio são reguladospela res.CEG 01/2008, com editais em fevereiro ou março. Destinam-se a estudantes com baixa renda.

Regulada pela res. CEG 04/2004 e com editais definidos pelo CEG e informações na página www.pr1.ufrj.br.

Normas do Programa de Monitorias do Instituto de Economia da UFRJ

Edital do Programa de Monitoria do Instituto de Economia da UFRJ - 2019

Há diversos programas de Iniciação Científica, alguns dependendo apenas do orientador (FAPERJ, CNPq balcão), outros da linha de pesquisa (ANP) e outras ainda ligadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica –PIBIC, cujo edital costuma sair em março. Também este depende do orientador. Ou seja, o aluno que tiver interesse nesse tipo de bolsa deve se informar sobre as linhas de pesquisa do instituto e procurar um possível orientador.