Economia e Feminismos (Carol) (2) 

Coordenadora: Margarita Olivera
Responsável: Caroline Santos
Horário: terças-feiras, de 18:30 às 20:10
Encontros Virtuais
Inicio: 18/08/2020

Estão abertas as inscrições para a extensão Economia e Feminismos 2020.PLE que vai ser organizado e ministrado pela economista e pesquisadora de violência de gênero Caroline Santos.

Nesse semestre, as atividades do grupo terão como objetivo discutir algumas das contribuições do mainstream da teoria econômica para as questões de gênero à luz das perspectivas das diferentes vertentes feministas. Debateremos temas da economia da família, mercado de trabalho, crises econômicas e gap salarial, com enfoque em violência contra a mulher. Além das discussões de textos acadêmicos, teremos palestras de especialistas e líderes da sociedade civil, estreitando o diálogo entre a sociedade e a academia. A produção textual realizada pelo grupo será utilizada como material de divulgação científica.

Os encontros acontecerão virtualmente nas terças-feiras, de 18:30 às 20:10, no Google meet. O projeto de extensão está aberto às alunas e alunos dos diferentes cursos da UFRJ (com inscrição através do SIGA), bem como ao público externo interessado no tema (inscrição via email).

Para solicitar a participação na atividade de extensão Economia e Feminismos, alunas e alunos do IE/UFRJ devem realizar a inscrição através do SIGA no RCS Código IEEZ66 e logo fazer o requerimento na ação de extensão. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atenção: os encontros começarão no dia 18/08/2020

Esperamos vocês!

@EconomiaeFeminismos

 
Resumo:
A atividade de extensão de economia e feminismos tem como objetivo construir um espaço horizontal de debate, estudo, pesquisa e divulgação sobre o papel da mulher no processo produtivo e na economia a partir da leitura de diferentes trabalhos sobre a divisão sexual do trabalho no capitalismo. Vamos debater as obras de Silvia Federici, Angela Davis, Katrine Marçal, Wendy Goldman, entre outras autoras. 
O funcionamento vai ser através de encontros semanais.
O grupo está aberto a alunas e alunos de diferentes cursos da UFRJ, a professores da UFRJ, e a público externo em geral que tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre as questões feministas. 
 
Atividades previstas para os estudantes:
A ciência econômica apresenta diversas correntes de pensamento e, da mesma forma, o movimento feminista apresenta vertentes muito plurais. Para encontrar interseções no estudo da economia e nas reivindicações dos feminismos, nesse semestre a atividade de extensão ocorrerá na forma de um grupo de leituras e debates voltado para reflexões e críticas aos trabalhos tanto do mainstream econômico quanto da economia feminista. Como forma de enriquecer o debate, especialistas participarão de alguns encontros trazendo as discussões pertinentes. Os encontros serão realizados semanalmente e os extensionistas deverão produzir a cada semana material de difusão sobre as leituras e debates realizados.
 
Canais de divulgação:
Canal de Youtube de Economia e feminismo: 
Instagram: @economiaefeminismos