COORDENADORA: Profa. Simone Fioritti
VICE-COORDENADOR: Prod. Alexandre Freitas
HORÁRIO: ATIVIDADES INTERNAS: quintas-feiras entre 14:50 – 16:30 formato híbrido
ATIVIDADES NAS ESCOLAS: a definir
VAGAS: 7 vagas
SELEÇÃO: online mediante entrevista e de acordo com a disponibilidade de vagas

 

RESUMO DA ATIVIDADE:

O curso oferecido por professores e estudantes do IE/UFRJ propõe levar discussões sobre temas econômicos para escolas de ensino médio do Rio de Janeiro. Nele são abordados temas da atualidade que têm impacto direto sobre a vida desses estudantes, tais como o conceito de Ciência Econômica, o desempenho do PIB, a importância das políticas públicas e a distribuição de renda. O curso visa, primeiramente, inserir os estudantes do Instituto na área de ensino através da consolidação de conceitos, debates e planejamento de atividades didáticas. Em segundo lugar, tem como objetivo levar tais conceitos e debates sobre temas econômicos para escolas de ensino médio, gerando um compartilhamento de visões e saberes entre esses estudantes. Assim, o projeto pretende, em um primeiro momento, a apropriação desse conteúdo através de grupos de estudo no Instituto.

Em um segundo momento, a confrontação desse conhecimento com a curiosidade e visão de mundo dos estudantes do ensino médio permite uma ampliação e aprofundamento dos conceitos e debates realizados internamente. Consequentemente, espera-se uma melhor percepção de como estes temas são percebidos por não economistas e quais problemas relacionados à economia mais afligem os jovens de nossa sociedade.

 

ATIVIDADES NAS ESCOLAS:

O curso a ser dado nas Escolas pelos estudantes de Economia coordenados pelos professores do Instituto contempla 4 aulas de 2h cada: I- Ciência Econômica: conceito, origem, relação com a vida material e emocional das pessoas e indissociabilidade entre Estados e Mercados; II- Produto Interno Bruto e Inflação: conceitos, componentes da demanda agregada, diferentes causas da inflação, política econômica e debates contemporâneos; III- Mercado de Trabalho: conceitos, mercado formal e informal, desigualdades de gênero e raciais, relação com as políticas públicas e debates contemporâneos; IV- Desigualdade e pobreza: conceitos, concentração de renda e riqueza, políticas públicas de combate à desigualdade e pobreza.