A pandemia da COVID-19 representa, provavelmente, o maior choque econômico e social desde a segunda guerra mundial. As consequências econômicas de curto prazo da crise sanitária vieram na forma de uma recessão, não só de profundidade inédita nos últimos 70 anos, mas também com características distintas de todas as recessões anteriores, que os economistas se acostumaram a analisar. Não por outra razão, as respostas de política econômica e a saída da recessão também são diferentes daquelas que aprendemos com recessões anteriores. O desafio de entender essa macroeconomia da pandemia levou o Grupo de Conjuntura e Economia Aplicada do IE/UFRJ a criar uma linha de pesquisa sobre o tema. O presente seminário, sobre a “A Pandemia da COVID-19 e seus Impactos na Economia Brasileira” é parte de um evento promovido no âmbito da referida pesquisa.

O workshop sobre a pandemia na América Latina, a ser realizado no dia 6/3/2021, estenderá o debate deste seminário para abarcar os impactos macroeconômicos em outras economias da região.

WORKSHOP GRUPO DE CONJUNTURA

TÍTULO: “A Pandemia da COVID-19 e seus Impactos na Economia Brasileira”
DATA E HORA: 4 de março de 2021, das 15:00 às 17:30
PARTICIPANTES:
Luiz Carlos Bresser Pereira (Professor da EASP/FGV e Editor da Revista de Economia Política)
Francisco E. Pires de Souza (Professor do Instituto de Economia da UFRJ)
Marcelo Introini (Doutorando do Instituto de Economia da UFRJ)
Maurício Garcia (Solvertank consultoria)
Rudi Rocha (Professor da EASP/FGV)
Esther Dweck (Professora do Instituto de Economia da UFRJ)
LÍNGUA: português

PROGRAMA