CICLO DE SEMINÁRIOS IE-UFRJ 2022 - 19/09 - 16H30 - SALA 203 - EVENTO PPED

A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO DO IE/UFRJ CONVIDA PARA NOSSOS SEMINÁRIOS NO CICLO DE 2022:

EventoIE1909

TÍTULO DA PALESTRA: A pandemia de Covid-19 e a 'Doença X' Impactos, desafios, cenários e perspectivas

PALESTRANTE: Carlos Medicis Morel (INCT de Inovação em Doenças de Populações Negligenciadas - INCT-IDPN, Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde - CDTS, Fundação Oswaldo Cruz)

LOCAL: Instituto de Economia (Palácio Universitário), Sala 203
DATA: 19 de setembro de 2022

INFORMAÇÕES GERAIS
Os seminários ocorrerão às segundas-feiras de 16:30-18h na sala 203. A sala tem que ser liberada até 18:15, pois à noite ela é utilizada pelo curso noturno. Neste caso tentaremos prologar um pouco mais , até 18:30, se possível.

Os alunos de mestrado e doutorado em tempo integral têm que obter uma frequência mínima de 75% nos seminários e os demais uma frequência mínima de 50%.
Haverá lista de assinatura recolhida no evento presencial.

SOBRE A PALESTRA
Epidemias e pandemias afligem a humanidade desde tempos bíblicos, marcando indelevelmente a história de regiões e continentes, como a "Peste Negra" na Europa da Idade Média. Em décadas recentes emergiram HIV/AIDS, Ebola, diversas epidemias de gripe, SARS-CoV, MERS, Nipah, Hendra... a lista parece não ter fim.

Como se originam? Onde se escondem? Como se propagam? Seria possível prevê-las, evitá-las ou ao menos mitigar os danos? A atual pandemia de Covid-19, com seu impacto sanitário, econômico, político e social, ressuscitou questões relevantes para políticas de prevenção e controle sanitário. Mas foi além, apontando o desejo de previsão da próxima pandemia, sempre à espreita no horizonte e denominada, no jargão da OMS, Organização Mundial da Saúde, como a "Doença X".

A gravidade da atual pandemia e sua origem na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, no final de 2019 (daí a denominação Covid-19), levou estas perguntas às agendas e prioridades de líderes globais. Os debates iniciais - políticas de contenção, distanciamento, uso de máscaras, etc. - migraram para a esfera política quando Trump declarou o SARS-CoV-2 como "o virus chinês" e em 2020 iniciou a retirada dos EUA da OMS.

Visando trazer essa discussão de volta à racionalidade a OMS criou, em 10/2021, o SAGO, Scientific Advisory Group on the Origin on Novel Pathogens. Comitê científico de mandato permanente, integrado por 27 membros de 27 países, tem por missão investigar as origens da Covid-19 e propor diretrizes e políticas para detecção e enfrentamento da Doença X. Como membro brasileiro do SAGO, abordarei nesta palestra áreas relacionadas com o PPED e de eventual interesse de pós-graduandos.