O capitalismo dependente latino-americano e as mulheres: reflexões a partir de Vânia Bambirra, Lélia Gonzalez e Heleieth Saffioti.
PALESTRANTE:
Carla Curty
(PROFESSORA DO IE-UFRJ E COORDENADORA DO LEMA (LABORATÓRIO DE ESTUDOS MARXISTAS)).
DATA: 31/03/2025
HORA: 16h40
SALA: 203
RESUMO: Algumas formulações características da originalidade do pensamento econômico latino americano são as análises sobre a caracterização das economias latino americanas como economias dependentes. Diversos autores e autoras, das mais variadas perspectivas, formularam teorias da dependência e usaram a caracterização de dependência ao analisar a formação socioeconômica e a economia contemporânea das economias latino americanas como dependentes. Vânia Bambirra é um dos nomes mais ilustres destes e destas autores e autoras, mas que não recebe tanto destaque como seus demais contemporâneos (homens). Além disso, autoras importantes do feminismo brasileiro e latino americano e de nossa formação socioeconômica, como Lélia Gonzalez e Heleieth Saffioti, constroem suas análises tendo como entendimento que nossas economias são caracterizadas pelo capitalismo dependente. Os objetivos deste trabalho são: resgatar as análises destas autoras como ilustres análises sobre o capitalismo dependente, em especial, ao articular as questões de gênero ao entendimento deste capitalismo dependente e propor elementos de reflexão sobre a relação entre as mulheres e o capitalismo dependente, de maneira a contribuir para as análises sobre os processos de opressão às mulheres e a inserção das mulheres em economias dependentes.
INFORMAÇÕES GERAIS.
Os seminários ocorrerão às segundas-feiras na sala 203. A sala tem que ser liberada até 18:15, pois à noite ela é utilizada pelo curso noturno.
Os alunos de mestrado e doutorado em tempo integral têm que obter uma frequência mínima de 75% nos seminários e os demais uma frequência mínima de 50%.
Haverá lista de assinatura recolhida no evento presencial