O I Prêmio FRIPERJ- FAPERJ – IPP foi entregue nesta sexta-feira (15), no auditório da Casa Firjan, em Botafogo, para as melhores teses e dissertações de doutorado e mestrado sobre o Estado do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana.

A premiação é uma colaboração entre o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e o Instituto Pereira Passos (IPP).

A mesa do evento foi composta pelo presidente da Friperj, Roberto Rodrigues, pelo presidente da Faperj, Jerson Lima da Silva, pela secretária de Ciência e Tecnologia da prefeitura do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, e pelo diretor executivo do IPP, Carlos Krykhtine.

Este concurso marca sua edição inaugural com o propósito de reconhecer teses de doutorado e dissertações de mestrado que abordem diversos aspectos do desenvolvimento social, urbano, econômico, político, cultural, ambiental, histórico e patrimonial do Estado do Rio de Janeiro. Poderiam participar os trabalhos que tivessem sido defendidos entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de julho de 2023.

Foram habilitados no concurso 242 trabalhos, sendo 141 dissertações de Mestrado e 101 teses de Doutorado. Foram escolhidos 12 premiados, divididos em primeiro e segundo lugares de Doutorado e Mestrado, sete menções honrosas e uma menção honrosa especial, para um trabalho que aborde a capital fluminense.

Parabéns aos professores, doutorandos e mestrandos do IE-UFRJ pela conquista!

CATEGORIA MESTRADO

1º LUGAR

TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL E DESIGUALDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

AUTOR: Leandro Galheigo Damaceno