PALESTRANTE:
Dra. Daniela Uziel
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica da instituição (InovaUFRJ) e docente da Faculdade de Farmácia).
RESUMO:
A literatura internacional cita uma “terceira missão da universidade”, além do ensino e da pesquisa, genericamente definida como uma “contribuição para a sociedade”. Este projeto visa estabelecer metodologias para gerar indicadores relacionados à gênese de empresas por egressos (com foco principal em startups) e ao fluxo de graduados para o mercado de trabalho, que possibilitem analisar sua dinâmica. Nossos resolutados preliminares apontam para grande Pjotização dos egressos, não somente em áreas onde esta modalidade já era conhecida, como Medicina e Direito, mas também em áreas STEM. Ainda dentro das áreas STEM, uma análise compreendendo dados de mais de 10 mil graduados ao longo de 30 anos, apontam para um importante ganho salarial decorrente da Graduação, em confrmidade com a literatura vigente, mas ganhos menos expressivos decorrentes Mestrado e Doutorado, além de um deslocamento importante dos doutores para empregos públicos de baixa intensidade tecnológica. Além de contribuírem para uma reflexão institucional sobre adequação dos cursos ao mercado de trabalho, estes dados podem ser base para políticas públicas na Educação.
DATA: 29/09/2025
HORA: 16h40
SALA: 203
Os seminários ocorrerão às segundas-feiras na sala 203. A sala tem que ser liberada até 18:15, pois à noite ela é utilizada pelo curso noturno.
Os alunos de mestrado e doutorado em tempo integral têm que obter uma frequência mínima de 75% nos seminários e os demais uma frequência mínima de 50%.
