PORTUGUÊS

INGLÊS

ESPANHOL

Os egressos do PPED são mestres e doutores com uma visão interdisciplinar que atuam em diferentes segmentos da sociedade, principalmente no setor público. Temos, entre nossos egressos:

1. Professores universitários - tanto os que já estavam inseridos em universidades públicas (estaduais e federais) ou privadas e vieram complementar sua formação no PPED, quanto aqueles que fizeram concursos ou foram contratados por universidades após o término de seus doutorados;
  1. Gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal, não apenas técnicos já em cargos de gerência, quanto jovens que fizeram concurso quando estavam no PPED ou logo após o término de seus estudos. Atuam tanto na administração direta como na indireta, tais como autarquias – INPI, INMETRO, por exemplo – e agências reguladoras – ANP, ANS.
  1. Funcionários e gerentes de empresas estatais como BNDES, Eletrobrás e Petrobras;
  1. Funcionários terceirizados, consultores e assessores de empresas públicas, privadas e de organizações não governamentais.

Efetuamos, recentemente, um levantamento sobre o destino dos egressos do PPED, com teses e dissertações defendidas nos dois últimos anos (2017-2018); e também um levantamento qualitativo junto as egressos de anos anteriores, que informaram sobre suas atividades atuais e responderam a duas perguntas: (1) Qual a contribuição do seu trabalho para as políticas públicas em seu campo de atuação? (2) Qual a contribuição do PPED para a sua vida profissional?

O número total de respostas foi de 80 (de 218 teses e dissertações defendidas ao longo dos 10 anos do Programa), a maior parte (47) dos dois últimos anos. Embora o número de respostas seja pequeno em relação ao total (cerca de 37%), ele é bem significativo do total de defesas em 2017-2018 (quase 70%); acreditamos, assim, que reflete o perfil do egresso do PPED.

A tabela abaixo sistematiza os percentuais de respostas em cada alternativa para “Tipo de Vínculo”, “Tipo de Organização” e “Tipo de Atividade”, seguindo, grosso modo, as alternativas constantes da aba “Atividade Futura” da ficha que cataloga cada trabalho de conclusão na Plataforma Sucupira.

Atividades dos alunos egressos do PPED, por tipo de vínculo, tipo de organização em que trabalha e tipo de atividade - percentual (%) de respostas para cada alternativa*

(Total = 80 respostas)

15,0

outros

10,0

FONTE: pesquisa realizada pela Coordenação do PPED junto aos alunos egressos, entre novembro/2018 e fevereiro/2019.

* Há casos em que as respostas indicaram mais de uma alternativa, por isso somam mais de 100%.

** Engloba trabalho em qualquer tipo de entidade da Administração Pública, direta e indireta (ministérios e secretarias de estado; autarquias; agências reguladoras; empresas estatais), excetuando-se as Instituições de Ensino e Pesquisa públicas.

***Compreende instituições de ensino superior públicas e privadas.

Algumas observações importantes a partir dos dados da tabela:

(i) Destaca-se, em primeiro lugar, a expressiva participação de egressos que ocupam cargos em entidades da Administração Direta, em variados tipos de autarquias (INPI, INMETRO, BACEN), agências reguladoras (ANS, ANP) e empresas estatais (BNDES) – 41%; bem como que atuam em instituições de ensino e pesquisa – 36%.

(ii) Parte significativa dos egressos desenvolve atividades de ensino e pesquisa (55%) ou só de pesquisa (30%), seja em instituições acadêmicas (Instituições de Ensino e Pesquisa) públicas (a maioria) e privadas, seja em mestrados profissionais (como, por exemplo, os do INPI e do INMETRO). Atividades só de pesquisa se referem, com frequência, a respostas de gestores públicos ou reguladores que desenvolvem regularmente atividades de pesquisa para embasar decisões de políticas públicas (por ex., a regulação que requer análise de impacto regulatório).

(iii) A questão sobre tipo do vínculo pode ser enganosa: embora já indique um percentual significativo de servidores públicos (50%), a participação é ainda maior, pois muitas empresas estatais (BNDES, por ex.) têm vínculo empregatício regido pela CLT.

(iv) a maioria dos egressos que trabalham como profissionais autônomos (cerca de 20%) exercem suas atividades junto a organizações não governamentais, e buscam a formação do PPED para embasar análises e propostas de Políticas Públicas do ponto de vista da sociedade civil organizada.

A combinação desses dados com as respostas qualitativas às questões acima indicadas nos permite afirmar que o Programa tem desempenhado um relevante papel na formação de quadros qualificados para o setor público, que aplicam à sua prática os resultados de pesquisa que desenvolveram em seus trabalhos acadêmicos – nas mais variadas decisões sobre formulação, implementação e avaliação de políticas.

Para informações detalhadas sobre todos os egressos, suas dissertações e teses, baixe nosso Catálogo dos Egressos